20100806

GRANDES MOMENTOS DA ARQUITETURA DO SÉCULO XX


3º Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM)
Bruxelas, 1930


O tema do 3º CIAM era “Métodos Construtivos Racionais”. Um soviético pediu para vários arquitetos ideias a respeito de uma grande cidade industrial. Le Corbusier desenhou a “Ville Radieuse” e enviou cópias para o CIAM. O projeto “Ville Radieuse” não se relacionava ao tema, mas acabou sendo aceito e apresentado, apesar dos suaves protestos dos representantes alemães. Acima das discordâncias, prevaleceu o clima de amizade e a disposição para o debate saudável:





Le Corbusier: “Agradeço a atenção do caríssimo colega para esta singela e modesta apresentação que busca comprovar que avenidas suspensas resolverão o caos das nossas cidades.”
Ernst May: “Reconheço os muitos e inegáveis méritos da proposta do nobre colega. Preocupa-me apenas o fato de que devemos buscar apoio oficial para tais obras e que isso demanda um extenuante trabalho de convencimento.”

(Tradução: Laboratório Thobias® de Beijos de Línguas Arquitetônicas e Boas-Maneiras Idem).

___________________________________


Véio & Sábio Gafanhoto Kikutake prevê:



Moisés venceu Amaleque. Gedeão venceu Madian. Davi venceu Golias. Thobias® vencerá Norman Foster and Partners. Nos pênaltis.

As lajes tingiram-se de vermelho. Os metais dos caixilhos adquiriram tonalidades âmbares. Duas nuvens sobre a colina, leves como gesso, desenharam, por instantes, a planta de San Stefano Rotondo. Logo, para o norte, o céu tinha a cor rosa da fachada do palácio dos Doges. Depois, algumas pedras se soltaram das ruas coloniais. Os sinais anunciam a realização da profecia: VITRÚVIO VOLTARÁ EM BREVE!!! Ou, talvez, quem volte seja Le Corbusier. Ou os dois. Ou nenhum. Pode ser que demore um pouco. Parece que o Vitrúvio nem está muito a fim de voltar... Sei lá, meu! Esse negócio de profecia é complicado...

(Véio & Sábio Gafanhoto Kikutake é santo, bom, correto e barateiro. Diariamente, na sede do Escritório de Arquitetura Thobias®, oferece passes, prodígios, sortilégios e encantamentos para estudantes de arquitetura enfeitiçarem bancas. Também desenha em AutoCad e resolve problemas de correção nas prefeituras de Tokyo, Kyoto e adjacências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário